Quais são os 5S's?

São eles: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de disciplina).

Qual é o objetivo do 5S?

Melhorar a vida no trabalho, eliminando o desperdício, esforços excessivos, problemas com higiene, limpeza e produtividade baixa;

Com isso, o local de trabalho se torna um ambiente propício para a produtividade.

História do 5S

5S é uma metodologia/filosofia japonesa de gestão empresarial para implantação da qualidade total, desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial, motivando e conscientizando toda a empresa a ter um ambiente de trabalho limpo, organizado, ágil, produtivo e seguro, baseado na aplicação de 5 princípios japoneses: Seiri (Utilização), Seiton (Organização), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização), Shitsuke (Disciplina), com consequente melhoria da competitividade organizacional

Os principais benefícios da metodologia 5S são:

  • Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;
  • Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais estimula a desorganização;
  • Melhoria da qualidade de produtos e serviços;
  • Redução de acidentes do trabalho;
  • Maior satisfação das pessoas com o trabalho.

5S no contexto de negócios

A metodologia 5S foi adotada em várias organizações, desde pequenas empresas até as grandes corporações, onde toda a implementação visa a melhoraria da produtividade e o desempenho. Tais organizações e seus resultados incluem:

  • Melhorou os níveis de qualidade da comunicação e troca de informações.
  • Redução do ciclo de treinamento para novos empregados.
  • Redução de reclamações.
  • Redução do tempo de atendimento por cliente.
  • Melhoria da produtividade.
  • Maiores níveis de qualidade da produção.
  • Maior segurança.
  • Melhor desempenho.

1. Faça um levantamento dos processos atuais

Uma vez que o 5S se preocupa com a organização e otimização de processos e setores é importante entender o dia a dia de cada área da empresa e identificar onde há um gargalo que atrasa a produtividade e excelência de cada prática empresarial.

2. Treinamento de equipe

Para implantar o 5S é preciso fornecer treinamento para uso de ferramentas de qualidade não apenas para os gestores, mas para todos os funcionários.

3. Organize o ambiente

Com todos envolvidos e bem treinados é hora de colocar a mão na massa e organizar toda a empresa.

Comece retirando tudo o que esta nas gavetas, armários e mesas. Assim como você precisa esvaziar o guarda-roupa da sua cada para arruma-lo, você precisará fazer o mesmo dentro da sua empresa.

4. Oficialize a organização estabelecida

Após a primeira fase de organização é hora de criar padrões que organizem a estrutura da empresa para que funcionários antigos e novos saibam a quem recorrer em cada situação. Para isso crie:

  • organogramas;
  • fluxogramas;
  • manual de procedimentos;
  • diagramas;
  • cronogramas de atividades com a periodicidade que devem obedecer.

5. Manutenção

Manutenção e monitoramento são termos que não podem ficar de fora do vocabulário de um gestor de qualidade e da diretoria da empresa.

Você não vai querer jogar por água abaixo todo o trabalho realizado até o momento, correto?

Por isso garanta que a organização criada esteja sendo cumprida e principalmente verifique se ela está contribuindo para maior produtividade da empresa e menor perda de tempo.

Auditorias periódicas são boas estratégias, mas fique de olho todos os dias nos detalhes.

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